Paulo Roberto Vilela Dias

Conheça sua trajetória de vida

Nascimento

No dia 12 de janeiro de 1950, nasceu o carioca, tijucano e flamenguista Paulo Roberto Vilela Dias.

Colégio Militar

Neste ano, Paulo Dias ingressou no Colégio Militar, de onde saiu em 1967 para prestar vestibular.

Engenheiro Civil

Há 40 anos atrás, Paulo Dias formou-se em Engenharia Civil pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro).

Professor Universitário

Tornou-se professor da escola de engenharia da Faculdade General Roberto Lisboa, ministrando a disciplina “Estradas e Transporte” e assumindo este cargo até 1998. Ainda neste ano, cursou a Pós-graduação em Engenharia Civil – Mecânica dos Solos pela COPPE/UFRJ.

Fundação do IBEC

Tornou-se fundador do IBEC (Instituto Brasileiro de Engenharia de Custos), junto com outros 56 associados, e membro da AACE International (American Association of Cost Engineering International).

Membro do ICEC

Tornou-se membro do ICEC (International Cost Engineering Council), através do IBEC.

Presidência IBEC

Em 1999, o engenheiro assumiu a presidência do IBEC (Instituto Brasileiro de Engenharia de Custos) e permanece no cargo até os dias atuais (2015). Neste ano, também publicou, através do IBEC, a primeira edição do livro “Engenharia de Custos. Uma Metodologia de Orcamentação para Obras Civis”.

ABC

Tornou-se sócio da ABC (Associação Brasileira de Custos). E foi palestrante do VII Congresso Brasileiro de Custos, que aconteceu em Recife (PE).

Docente UFF

Neste ano, ingressou no corpo docente da UFF(Universidade Federal Fluminense), como professor pesquisador do Mestrado em Engenharia Civil da UFF. Assumiu a função até 2008.

Preços de Serviços

Publicou, através do IBEC, a 1ª edição do livro “Preços de Serviços de Engenharia e Arquitetura Consultiva. Empresas e Profissionais”.

Mestre em Engenharia Civil

Tornou-se Mestre em Engenharia Civil pela UFF (Universidade Federal Fluminense).

Dia do Engenheiro de Custos

Em 09 de novembro de 2006, foi instituída a Lei nº 4.905 que cria, no âmbito do Estado do Rio de Janeiro , o Dia do Engenheiro de Custos, comemorado no dia 23 de maio de cada ano. Desde 2007, o IBEC, Instituto Brasileiro de Engenharia de Custos, premia os destaques da Engenharia de Custos na solenidade do “Dia do Engenheiro de Custos”.

Novo Conceito de BDI

Publicou a 1ª edição do reconhecido livro, “Novo Conceito de BDI – Obras e Serviços de Consultoria”.

ICEC AMERICAS AWARD 2010

Recebeu o Prêmio Internacional “ICEC AMERICAS AWARD 2010”, em Singapura, como Engenheiro de Custos, pelo ICEC. Foi convidado para ser Relator do GT 1 (Terminologia) da ABNT/CEE-162 e assumiu a função até o término do trabalho, em 2014.Em 2010 publicou, ainda, a 1ª primeira edição do livro “Estimativa de custos de Obras e Serviços de Engenharia. Engenharia de Custos. Uma Ciência”. E recebeu o Prêmio IMEC Destaques da Engenharia 2010, concedido pelo Instituto Mineiro de Engenharia Civil.

Amigo da Marinha

No dia 06 de novembro de 2011, foi condecorado pela Marinha do Brasil com a Medalha e o Diploma Amigo da Marinha, em reconhecimento aos serviços prestados à Marinha. Desde estão, pertence à Sociedade dos Amigos da Marinha do Estado do Rio de Janeiro (SOAMAR-Rio). Ainda em 2011, publicou seu primeiro livro pessoal, que revela sua religião e conta suas experiências espiritualistas.

CREA-RJ

No dia 11 de dezembro, recebeu o Diploma do Mérito da Engenharia e da Agronomia pelo CREA/RJ. Recebeu, também, o Diploma de Honra ao Mérito pelo Corpo de Engenheiros da Marinha. E, ainda neste ano, recebeu uma de suas maiores premiações, tornou-se avô! No mesmo ano, Paulo Dias, enquanto presidente do IBEC (Instituto Brasileiro de Engenharia de Custos), idealizou e criou o IBEC Social, programa de responsabilidade socioambiental do IBEC.

Medalha Tiradentes

No dia 12 de novembro, Paulo Dias foi homenageado com a Medalha Tiradentes, maior condecoração concedida pela ALERJ (Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro). Foi honrado, ainda, com a Medalha do Mérito Tamandaré, concedida pela Marinha do Brasil, e o Diploma de Honra ao Mérito Profissional pelo CREA-MT.

Diretor do Conselho Internacional

Durante o 9º Congresso Mundial do ICEC (International Cost Engineering Council), em Milão (Itália), Paulo Dias tomou posse como diretor do ICEC (International Cost Engineering Council) para as Américas (Região 1). Assumindo seu cargo, tem realizado palestras em diversos países das Américas. Na ocasião, também recebeu o prêmio “Distinguished International Fellow”, conferido a profissionais que se destacaram por contribuições significantes ao ICEC e à Engenharia de Custos.

Fórum de BDI

O IBEC e a Systech Internacional estão realizando o Fórum de BDI e Gerenciamento de Alteração de Escopo. O fórum deste ano acontecerá no dia 03 de fevereiro, em Vitória (ES). Acompanhe as datas de todos os eventos deste Fórum no site forumobraspublicas.com.br
Sobre ele

Neste site, você poderá conhecer um pouco mais sobre a trajetória de vida de Paulo Roberto Vilela Dias, pai, avô, marido, amigo, engenheiro civil, professor, expert em construções, transportes e orçamentos de obras, consultor, mestre em engenharia civil, espiritualista e combatente pelo preço socialmente justo, através de sua biografia.

Poderá navegar na timeline acima e na galeria e ver alguns destaques que marcaram sua história ao longo desses seus 65 anos, inclusive as premiações concedidas a ele, fruto de seu trabalho e dedicação e reconhecimento por sua brilhante carreira.

Poderá ter acesso ao seu acervo, onde você encontrará livros, artigos, revistas e outras publicações de conteúdo relevante, como a Tabela de Honorários Profissionais e Orientações Técnicas. Saberá, ainda, na página workshop, quais palestras e cursos estão sendo ministrados por ele e poderá solicitá-los para o seu evento ou empresa.

E, por fim, poderá deixar a sua mensagem para o prof. Paulo Dias, através de e-mail, telefone ou na caixa de texto que encontra-se em contato.

Seja bem-vindo!